Pulso-irrigação

Olá taverneiros, vamos que vamos com a nossa série “O pulso da vontade”.  O tema desta rodada de debates, questionamentos e bate-papo é Pulso-Irrigação, que está intimamente ligado a Impulso. Apresento o conceito de pulso-irrigação sugerido pela exposição do Sesc Vila Mariana (acima, na imagem), e cito uma parte do comentário da nossa amiga Fernanda Gerber. Este trecho ilustra muito bem a proposta do nosso trabalho aqui na Taverna: “Adorei esse boteco, próxima vez que sentar pra ler isso vou trazer meu copo de vinho. Oh mulherada cheia de vida, inquietações, e voz! Coisa linda esse bate-papo! Adorei o post principalmente por que tem um pedacinho de todas nós nele. Digamos que ele foi socialmente construído”.

Fernanda, eu também estou amando tudo isso. Adorei quando você disse que esse post foi “socialmente construído”. A opinião contida nos comentários nos serviu de embasamento para criar e moldar esse trabalho colaborativo. O conceito de colaboração online é justamente várias pessoas colaborando com o fim de gerar conhecimento e novas experiências. Sinta-se a vontade para trazer seu copo de vinho nas próximas leituras, inclusive costumamos fazer alguns brindes em datas importantes aqui na Taverna. A questão do impulso é muito complexa e por isso mesmo é tão importante que ela seja democrática.  Segue as várias faces de Impulso segundo os nossos leitores:

Renata Rezende relaciona impulso a ansiedade: geralmente meu impulso é comandado pela minha ansiedade. Nem sempre o destino é positivo, mas ele me leva a momentos de saciedade, de prazer, de produtividade e também de mediocridade”.

Laura Torres, por sua vez, escreveu algo poético e profundo: “O que me move? Paixão, Inquietação, perda, iniquidade, saudade, sonho e ilusão. Tudo que parece perfeito não foi feito do fácil. Ninguém ensina o caminho. É preciso amar o irreversível.”

Nina Pontello fala de si mesma como sendo de sangue quente, de família italiana, acredita que o impulso é a forma mais profunda da nossa energia: “Eu vivo de impulsos, sou mulher, tenho energia, “sangue quente” de família italiana. Não seria nada sem meus impulsos. Acredito que o impulso é a forma mais profunda da nossa energia, nossa personalidade se mostrar e nos mostrar. O impulso vem da vida que pulsa internamente, brota do coração. E há um conflito enorme entre razão e coração quando agimos por impulso. Nós agimos, acertamos/erramos e o melhor, é quando conseguimos crescer e amadurecer com o resultado deste impulso. Fico pensando quando li este post, sobre o quanto é difícil e algumas vezes até pensamos em ser impossível segurar um impulso… Isso significa vida, significa que estamos nos movendo e não estamos presos a estagnação. Viva!”. Sim, meninas impulso é ansiedade, paixão, inquietação, saudade, sonho, energia, desejos…

A pulsão vital foi muito bem abordada por Cris Araújo: “Hoje busco uma pulsão vital… não impulsos… esses no momento precisam ficar trancafiados… para que eu não perca algo mais que minha alma…”. Assim como as vantagens e desvantagens do impulso: “Ser impulsivo tem vantagens e desvantagens… podem se machucar mais, todavia… vivem plenamente o que desejam… perdem o medo do depois…”.

A culpa e o medo, a racionalidade, a sensação de estar vivo e se entregar ao impulso e principalmente seguir a intuição foram pontos levantados por Nayana Lenzy: “me veio um filme na cabeça, me fez analisar a minha dificuldade em lidar com ele, a culpa e o medo que ainda são presentes, sou uma pessoa extremamente racional e confesso que não são muitos os momentos em que me sinto entregue ao impulso. Também me veio em mente também todos os momentos em que me senti viva, impulsionada a errar e acertar, a dar a cara a tapa, que delícia é quando sigo minha intuição, meu coração, quando acredito nos meus potenciais, no outro, no amor, na amizade, e até mesmo na dor, acreditando no meu amadurecimento e crescimento. O impulso é um desafio em nossas vidas, nos faz conhecer o nosso melhor, mas também nos faz deparar com o nosso pior… e como é bom isso!!”.

Os nossos impulsos vem do coração, disse Tamara Praxedes. “Nos fazem agir sem pensar , por isso eu acho que nem sempre eles nos levam a fazer as coisas certas , mais tem uma vantagem nisso ; mesmo sendo errado você tenta aprender e tirar coisas positivas .Quando nossos impulsos são perigosos e de certa forma prejudicam nosso meio social e afetivo , devemos saber controlá-los . Mais jamais devemos controlar impulsos que possam nos fazer saber mais e aprender com a experiência deles, seja ela boa ou ruim. Até porque não seriamos nada sem eles !

E quem disse que a Taverna é o clube da Luluzinha? A opinião masculina também é muito bem-vinda aqui. Olhem só o que o Eduardo Miranda pensa sobre impulso: “Nós homens somos menos impulsivos, ou então não pensamos muito se se deve ou não levar a cabo atitudes impulsivas. Tem a ver totalmente com coragem, com necessidades físicas, materiais e afetivas, então no meu caso o que faço é tentar mapear os prós e contras, ser fiel ao que se sabe que vai te deixar feliz. Curiosidade e influência de outras pessoas são sentimentos que nos levam a agir impulsivamente mas são também os sentimentos que mais podem te confundir ou mascarar os caminhos alternativos…”.

Tivemos também a participação de Tato Blassioli, falando sobre a importância do sentir: “Achei lindo tantas pessoas que dão atenção ao que sentem, em um momento tão racional. Continuar sentiindo é a melhor forma para impulsionar o sopro divino que é a vida.” Assim como da Erica Gaião que, a partir do tema ‘impulso’ aborda o conceito de vontade: “Porque a vontade é o elemento essencial da relação que estabelecemos com as coisas e com o universo. A vontade é o que me arremessa, e o que de fato me impulsiona. Talvez seja um querer ser, um querer dizer, um querer fazer parte. Sim, a minha vontade é autônoma.” Ai meu Deus, quanto coisa linda! Agora que já discutimos sobre impulso vamos analisar o conceito de pulso-irrigação; deixo essa para minha amiga Paula.

O que será Pulso-irrigação? (Definição na imagem inicial do post). Penso que seria a capacidade de agir conscientemente com o coração. Mas observem; isto aqui não é o mesmo que impulso, não é uma ação irracional, impensada, de supetão. É um modo deinteragir com o meio empreendendo ações que, além de modificar as dinâmicas dos lugares onde atuamos, nos retroalimentam na medida em que nos estimulam a exercitar nossas capacidades”. É uma  ação certeira, que traz bons resultados e nos impulsiona pra além, para frente, para fora, trazendo contentamento.

Agir, não reagir. Sentem a diferença? O pulso-irrigação é o meio-termo entre agir com a razão – friamente, sem considerar o sentimento, usando basicamente a lógica – e agir com impulsividade. Ação consciente, refletida, pulso-irrigada, sentida, vivida, de coração. Caros leitores, quem de vocês age e consegue não reagir? Quem aqui consegue refrear os seus impulsos e se observar em fúria para, depois, relaxado e tranquilo agir de forma a trazer a tona o melhor de uma situação? Reagir fere, agir constrói. =)

Fecho agora com uma reflexão interessante, o vídeo abaixo apresenta uma leitura de Fernando Pessoa feita por  José Miguel Wisnick, em uma conversa sobre a razão e emoção. Nós ainda entraremos na discussão sobre emoção aqui, contudo não exatamente agora. Estivemos discutindo a razão em oposição a impulso e não a emoção; mas sabemos ser o impulso uma ação cheia de emoção, geralmente desprovida de razão. Será que chegaremos talvez a concordar com Pascal, o filósofo que entoou a famosa frase: “o coração tem razões que a própria razão desconhece”? Deixem seus comentários e vamos levar esta linda conversa adiante! Eu e Carla agradecemos, de coração, a participação de todos. Namastê!

(É vital não nos esquecermos de que somos infinitamente amados pelo universo, só por existir. Assim o contentamente nunca nos deixa!)

Carla Oliveira e Paula Figueiredo

Sobre Paula Figueiredo

A essência da vida - aprendo a duras penas - é a mudança. O valor supremo, a fraternidade (descanso!). A ação de cada dia (mais que simples): onde quer que eu vá levo um estoque inesgotável de sorrisos. Ver todos os artigos de Paula Figueiredo

18 respostas para “Pulso-irrigação

  • Laura Torres

    Bom, pra mim esta questão é a mais difícil, agir com razão.
    A vida inteira agi de forma impulsiva, tempestiva, no calor do momento, na busca frenética de um resultado rápido. O que obtive foi prazer de conseguir o que queria, pela minha coragem. Em contrapartida, tive que pagar o preço pelo ato impensado. Nada mais justo. Acabamos crescendo, de uma forma ou de outra.
    Hoje, sou mais ponderada, devido a conta cara que a mim a vida apresentou. A coragem? Esta eu ainda tenho, e o medo? Ele não me comove.
    A gente muta, transforma…agora a essência não desaparece nunca.
    A vida vai passar, e eu vou continuar agindo por impulso. Só que em escala menor.

    Beijos!!
    Laura

    • Paula Figueiredo

      “Há felicidades e infelicidades na razão e na emoção”, disse José Miguel Wisnik. Nós realmente crescemos com os nossos erros; pelo menos isso não é?

      Se o pensamento funciona através da discordância, como vimos no vídeo e se a compreensão do que o outro sente nos faz SER o outro; eu prefiro SER o outro, pela arte, pela empatia…

      Fico feliz que você esteja se superando, dentro do esperado por si mesma, evoluindo; e mantendo viva a chama de sua essência que é de uma beleza sem igual. Beleza de ser sensível ao outro, de conseguir vez por outra superar o impulso, o erro e a razão e fundir-se por completo com o todo. Imparcial; mas sem perder a personalidade. Equilibrada. Seguimos em frente mantendo vivo o ideal por trilhar o caminho do meio, não é mesmo, amiga?

      Obrigada por dividir-se conosco! Adoro! Bjos!

    • Carla Oliveira

      Acho que é muito difícil controlar os impulsos. O controle é importante porque traz segurança, no entanto bloqueia todo processo criativo.

      Adorei seu comentário!

      Bjs

      • Paula Figueiredo

        Carla, eu te adoro! Você é tão clara e inteligente, amiga! Concordo com vc qdo diz que segurar os impulsos bloqueia o processo criativo. Isso é importante! As vezes é melhor errar e continuar criando do que acertar (em uma perspectiva reduzida, geralmente apenas baseada na razão lógica, que desconsidera o sentimento) e estagnar, parar no tempo e não evoluir. =))

  • Laura Torres

    Wawwwwwwww!!!!!! I loved that! beijos

  • Renata RZ

    Adorei a citação de meu comentário anterior… you-are-so-sweet!
    E o destaque deste post para mim é : Agir ao invés de Reagir.
    A Ação é muito mais pensada (com o coração e com a mente) e planejada.
    A Reação nem sempre vem do coração, ela vem muitas vezes do estômago!
    Beijos mil
    RE

    • Paula Figueiredo

      Adorei, Rê, você dizer que a reação vem do estômago, enquanto a ação pode vir da mente ou do coração… Acho que a reação também pode vir da mente… Mas do coração mesmo, só a ação…

      Mais ação e menos reação é o queremos para nós! =))

      Obrigada por participar, dear! Beijooos!

    • Carla Oliveira

      Renata, sensacional sua observação sobre a reação: “A Reação nem sempre vem do coração, ela vem muitas vezes do estômago!” E vem do ego também, por isso às vezes nossos impulsos nos leva a fazer coisas ruins.

      Obrigada pela colaboração!

      Bjs

  • Nina Pontello

    Agir, não reagir. Teoria linda, prática complicada. Requer suspiros, pequenas pausas, contar de 1 a 1000, enfim… conseguimos grandes aprendizados e amadurecimentos praticando a “ação” sem reação! Aí vem em de frente ao impulso falado anteriormente, aquele que vem com tudo e sai de dentro da gente…

    O pulso-irrigação como na palavra irrigar, me remeteu a irrigação do sangue pelas veias, veias estas que levam ao coração. Sem o sangue para irrigar os órgãos e tecidos os mesmos param, com muito sangue temos uma hemorragia (me entenderam?). Assim, vejo o pulso irrigação como aquele que mesmo vindo de dentro da gente, chega mais manso, mais calmo, mais ponderado, na dose certa. Com a consciência do que estamos fazendo, conseguimos melhores resultados nesta interação com este mundão.

    Viajei né meninas? hahaha adoro! beijos a todas!

    • Paula Figueiredo

      Viajou nada, Nina! Mandou super bem! Adorei a analogia do sangue para mostrar o meio-termo; o afluir do sangue na medida certa. A consciência de pulso-irrigação, ou seja, a consciência de que o sangue nos corre nas veias nem sempre está em nosso foco. Pensemos assim: agir com consciência do sangue que nos corre nas veias… Agora isso me remeteu a ritmo, pois esse sangue pode circular rápido, devagar ou na medida intermediária entre os dois…

      Sim, o nosso GRANDE DESAFIO é conseguir agir e conter as reações… Sabemos disso, na teoria. Mas como cada um irá elaborar isso para colocar em prática, aí vai depender da arte de viver individual, nascida de derrotas e sucessos anteriores, né? Mas saber que queremos agir e saber que não queremos reagir é o ponto de partida. Saber também que nem sempre conseguiremos a proeza e não nos culpar a cada queda é igualmente essencial!

      Continuemos, pois! Obrigada querida Nina, pela contruibuição; riquíssima! Beijos!

    • Carla Oliveira

      Nina, você conseguiu captar exatamente a proposta da exposição. Nós, a Paula e eu pegamos o tema e levamos para o lado filosófico e questionador. A exposição explora esses questionamentos e também o corpo, os órgãos e o movimento. O pulso-irrigação é muito interessante por se tratar de uma evolução do impulso, que só será atingida através de meditação, respiração e exercício, muito exercício. O pulso-irrigação engloba tudo corpo-alma-mente.

      Muito obrigada pela colaboração!
      Bjs
      Carla

    • Clara

      Nina, e quando seu namorado procura a ex, do nada? Seria por impulso? É o sangue correndo nas veias, indo até o coração, ou excesso? Sao ações que não geram reações, mas não deixam de significar vida ao passado que é bem mais presente que o futuro?! Dúvida!

      • Paula Figueiredo

        Olá Clara, permita-me opinar. Todos temos saudosismos eventuais e erramos. Confie no futuro e no que há, pois o que há vale mais, muito mais do que o que houve. Sinta e viva isso, que ele irá te seguir. Não há como hesitar entre o que existe e o que não existe, o que é apenas mera fantasia nostálgica. Mantenha-se firme, perdoe e vá em frente! bjos

  • Nayana Lenzi

    Agir ao invés de Reagir!! É isso, quantas vezes nos deixamos levar por atitudes de pura reação, com um excesso de ego..concordo com a frase da Paulinha, que com o coração só mesmo a ação, e amei a definição de pulso-irrigação da Nina, demais!! Acredito que nossos impulsos muitas vezes estão ligados a reação, e é aí que se encontra o grande problema, né? E que crescimento é poder agir de forma independente aos bloqueios da mente, aos preconceitos, julgamentos, um grande passo nessa longa caminhada!!!

    Beijos, flores!

    • Paula Figueiredo

      É exatamente a isso que me refiro Nayana. Gostei muito disso: “Crescimento é poder agir de forma independente aos bloqueios da mente, aos preconceitos, julgamentos, um grande passo nessa longa caminhada”. Isso me deu vontade de roubar o slogan da Johnny Walker:

      Um passo a frente e você não está mais no mesmo lugar. Keep Walking. =))

      Obrigada, querida, por comentar aqui! A sua presença é preciosa para nós!

      Bjooos!

    • Carla Oliveira

      Sim, Nayana, concordo com você em gênero, número e grau, quando disse que a Nina definiu muito bem o conceito de pulso-irrigação. Assim como, a Paula quando disse que devemos agir ao invés de reagir. A troca de informação e experiência nos leva a todo esse aprendizado. Estou adorando.

      Muito obrigada pela colaboração!

      Bjs

  • Fernanda Gerber

    bem bacana, adorei o video que eu tinha visto um dia dsses mais agora nao esta mais. eu endendo isso como consciencia mesmo, foco e atencao. Como estudar bem por exemplo, e’ preciso muito foco e motivacao e pra isso tem que estar bem claro em nossas cabecas as coias que achamos que vao fazer bem pra nos. Mas acho que tem que ter um amadurecimento pra atingir esse “foco” , pode ser por maio de meditacao, comtemplacao, em fim qualquer coisa que ajude a acalmar o corpo para o foco nao se atrapalhar. beijos

    • Paula Figueiredo

      É: foco! Ai, o foco! I´ve been working a lot on that! Fundamental! Atividade física e meditação, pra não ficar consumido por esse ritmo doido de viver… E respeitar a demanda de dentro! ❤ =)) bjoo

Cachaceiro, sinta-se a vontade para deixar um comentário

