O Bóson de Higgs e o Yorkshire

Olá Taverneiros de todo o Brasil! Uma notícia me chamou muita atenção essa semana e passou despercebida por muita gente, físicos que buscam o ainda hipotético bóson de Higgs no LHC (Grande Colisor de Hádrons, em português), conhecida como “a partícula de Deus”, acreditam estar perto de encontrá-lo. A notícia pode ser lida aqui.

Grande Colisor de Hádrons (quando estava em construção)

Sabendo disso levantei duas questões em minha humilde mente pensante.

Primeira questão seria: não vi nem ouvi ninguém comentar sobre esse assunto, por quê?

Pensei em algumas alternativas, por considerarem “chato”, pela falta de divulgação da mídia, por completa ignorância sobre o assunto ou até pela “descrença” nos fatos científicos, que para muitos, são enfadonhos e complexos demais para se perder tempo pensando. Em qualquer uma das hipóteses mostra o quão deturpada está nossa noção de importância dos fatos, com uma notícia como essa precedendo talvez uma das maiores descobertas da ciência no último século, quiçá de todos os tempos, afinal a descoberta de como se origina a matéria não é pouca coisa.

A segunda questão seria: Que fatos e noticias as pessoas consideram importantes em suas vidas cotidianas?

 Atualmente corre pela internet um vídeo  de uma mulher maltratando um Yorkshire na frente de sua filha pequena o que levou a morte do animal, por mais desprezível que seja esse ato, o qual sou totalmente contra, a repercussão foi enorme, saindo até do trâmite da internet e chegando a ser exibido reportagens em diversos canais de TV de alcance nacional, não que a televisão seja parâmetro de qualidade, mas isso é discussão para outro post.

Fato é que as pessoas se mobilizaram e fizeram com que a autora desse ato desprezível fosse conhecida e levada a público a se defender, esse é só um exemplo de muitas outras coisas que acontecem e as pessoas se mobilizam e conseguem (nem sempre) mudar.

Talvez seria o momento dessas pessoas refletirem sobre suas convicções e atitudes e rever conceitos já enraizados em suas mentes. Abrir a mente para novas idéias e não se ater a apenas uma fonte de conhecimento ou de pesquisa seria um grande começo, afinal a ciência é a busca por respostas de nossos questionamentos mais profundos, onde novas respostas levam a novas perguntas, o que a torna mais intrigante e apaixonante. Quem sabe chegou a hora de olhar para o nosso jardim e ver a beleza que existe nele, sem precisar imaginar fadas e duendes vivendo nele para que se torne mais belo ou mais aconchegante.

Pense, questione e abra a mente, pois como diria Albert Eisntein “A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará a seu tamanho original”.

Comentem!

Anúncios

Sobre Lessandro

Há momentos na vida em que descobrimos que não necessariamente precisamos ser fortes, mas nos sentir fortes. Ver todos os artigos de Lessandro

4 respostas para “O Bóson de Higgs e o Yorkshire

  • Zeh Hienas Moto Clube

    De acordo com meus devaneios, o ser humano está tão acostumado com a idéia de que certas perguntas permaneceram “sem” resposta a tanto tempo que quando algo pode estar perto de ser respondido não dão tanta importância quanto se deveria. Portanto focam suas cabecinhas em coisas mais banais e que vão embora tão rápido quanto vem a tona.

    Parabéns aew Lele gostei da matéria…=)
    O casta tah massa tmb.

  • Evandro Gomes

    Droga, não fui o first! Kkk…

    Então, é isso aí. Concordo de certa forma em número, gênero e “degrau”.

    Abraço.

  • Elias Almeida

    Eu chamo essa tendência ou inclinação na escolha de informação por parte das massas, de: Influência ideológica. A ideologia é uma ferramenta social, já que através de mídias e demagogias, crenças e valores se enraízam na cultura e na própria história do indivíduo, o levando a escolhas tendenciosas, na sua vida, incluindo também a importância de certas notícias, como visto neste caso.

Cachaceiro, sinta-se a vontade para deixar um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: