Cast 008 – Zeitgeist

O oitavo podcast da Taverna Filosófica está no ar! O podcast é um programa que serve para informar e divertir os frequentadores dessa Taverna. Puxem uma cadeira e participem da discussão sobre assuntos perigosos como: religião, política e economia que foram apresentados no documentário Zeitgeist – O filme, com a participação de Lessandro Rodrigues, Tiago Ferreira, Tatita Lima e Guilherme Catarina.

Duração:   84’ 24” min.

Não deixem de ouvir os emails no final do cast! A partir de 73’ 20”.

Ouça o podcast

Download podcast

ATENÇÃO PARA O NOVO FEED (ITUNES, WINAMP, ETC):

https://tavernafilosofica.wordpress.com/category/cast/podcasts/feed/

O que é RSS? Como assinar um blog? Como assinar um podcast?

Comentado nesse episódio:

Site Oficial Zeitgeist The Movie

George Carlin

Ouça aqui os podcasts anteriores! 

Vídeos do VodPod não estão mais disponíveis.

Anúncios

Sobre tatitalima

Tatita Lima contribuiu com álcool e filosofia para esta Taverna no período de 06/04/2011 à 20/01/2012, mas nunca deixará a essência de taverneira porque toda a sua filosofia de bêbada continuará registrada em seus textos. A Tatita Lima continua na rede: twitter: @tatitalima facebook: facebook.com/tatitalima Ver todos os artigos de tatitalima

15 respostas para “Cast 008 – Zeitgeist

  • Victor

    Ae Lessandro…. comemorou muito 11 de setembro!?!?hahahahahaha……..

  • Victor

    “A verdade está lá fora, fatalmente exposta”, “Desculpa é política”, “O governo nega ter conhecimento”
    – The X-Files

    “O que eu vi, foi porque queria acreditar. Quando a gente procura demais, acaba ficando louco, mas se continua, a gente se liberta. E acorda, como se fosse de um sonho…”
    – Mulder

    “Claro que sim. É tudo um jogo. Vamos tirando as peças uma por uma, até que não sobre mais nada no tabuleiro.”
    – O Canceroso

  • Rafaelhbanger

    Fala Taverneiros… Muito bom o cast, o melhor episódio de longe.
    Zeitgeist é um ‘tapa na cara’ foda, nos faz refletir sobre tudo um poco. Já na espera dos episódios sobre o ‘Addendum’ e ‘Moving Forward’.

    • tatitalima

      Que bom que gostou Rafael!!! Bom saber que gostam de filosofar sobre assuntos polêmicos. Os outros dois documentários ainda serão pauta na Taverna, aguarde!

  • jotafagner

    A primeira vez que vi o documentário fiquei impressionado, como eu não tinha percebido coisas que pareciam tão óbvias. Aí eu fui procurar as fontes citadas no documentário e para a minha tristeza os dados não batiam. Eu (como todo bom ateu) estava torcendo para ter algo para respaldar a minha descrença, mas, a verdade é que as informações não se sustentam. Para quem quiser pode procurar qualquer livro sobre egiptologia e vai ver que a história de Hórus não tem qualquer relação com o que é mostrado no documentário, nem a de Krishna, nem a de qualquer um deles. Em alguns pontos eles misturam algumas informações reais e distorcem outras.
    De qualquer forma, vale a pena fomentar esse tipo de discussão. Bom programa.
    Forte abraço!

    • tatitalima

      Mas que feedback! Estávamos esperando um retorno assim, mas não tão rápido!
      Fomentar esse tipo de discussão foi nosso objetivo e quando recebemos uma resposta assim ganhamos o mês =)
      Muitas coisas ditas no documentário merecem atenção. Qual foi o objetivo? Porque utilizaram esse formato? Porque fizeram essa relação religião x política x economia de forma agressiva?
      Sempre achei que ficar com “a pulga atrás da orelha” é muito melhor do que ter uma resposta e desconfiar de tudo é ir atrás não de uma, mas de várias respostas.
      Muitas coisas não fazem sentido, mas será que um dia farão?
      A ciência existe para tentar derrubar o que conhecemos como “verdade”, testar, aprovar ou reprovar uma hipótese. Aceitar uma hipótese vai depender da importância da dúvida, estar confortável com essa resposta te fará enterrá-la como uma verdade, mas desconfiar dessa hipótese te fará arregaçar as mangas e desenterrá-la.
      Parabéns por arregaçar as mangas, JotaFagner!
      Os taverneiros agradecem a visita e a sua participação.
      Volte sempre!

  • A fome e a vontade de comer « Taverna Filosófica

    […] muitos ainda confundem a palavra fé com religião e como eu disse no último papo da Taverna, Cast 008 – Zeitgeist, para mim a religião é apenas uma norma, como o formato ABNT. Na religião é necessário ter […]

  • Lessandro

    O que move a humanidade são as perguntas e não as respostas =) Acho que ouvi isso em algum comercial. Fomentar a discussão e plantar a semente da dúvida é meu objetivo como professor, assim como no cast espero ter fomentado algumas dúvidas e que as pessoas tenham ido atrás de novas perguntas.
    Abraço a todos!

  • leonardo

    Não tá dando pra baixar…

  • A VIA FILOSÓFICA

    […] Ouça também Os Cinéfilos – ZeitGeist Taverno Filosófica – ZeitGeist  […]

  • sparcos

    Olá! Estou atrazado, na época que esse podcast foi feito rssssssssss.

    Ouvi um Podcast do Brainstorm 9 que fala sobre o poder do discurso (muito bom recomendo) e comentaram sobre o Zeitgeist.

    E no final de semana estava sapeando no Netflix e o que encontrei? esse tal documentário. Assisti o documentário Zeitgeist e minha cabeça explodiu hehehe

    Gostaria de uma opinião “Diferente” afinal o filme pode ser baseado apenas em falácias (argumentos sólidos para demonstrar algo, que nem sempre é verdade) e achei esse podcast, gostei e vou ouvir os outros disponiveis heheheh

    Parabens!

    PS: No dia 11 de setembro, tinha 15 anos e estava assistindo “DRAGON BALL Z” na TV Globinho, quando o Plantão da Globo cortou meu desenho para mostrar um suposto “Incêndio no Word Trade Center” quando chamo minha mãe pra ver, vem um avião e arregaça o outro prédio ao vivo! minha cabeça explodiu na Hora, inclusive pensei que iriam outros aviões na estátua da Liberdade e Empire State hehehehhe!

  • sparcos

    Muito Legal esse Podcast, apesar de ouvir muito tempo depois heheheh

    PS: No dia dos ataques terroristas de 11 de setembro, tinha 15 anos e estava assistindo “DRAGON BALL Z” na Tv Globinho até passar o plantão da Globo e mostar o uposto incêncio nas torres gêmeas…

    Quando chamei minha mãe pra ver e depois de um tempo o avião bater na outra torre ao vivo! Meu Deus! minha cabeça explodiu heheheh

  • leonardo

    Não ta dando pra baixar o podcast

    • Lessandro

      Devido a alguns problemas no blog os dois últimos podcasts não podem ser baixados, vou tentar consertar isso nos próximos dias.

Cachaceiro, sinta-se a vontade para deixar um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: