Sotaques e jeitinhos

Aos poucos os frequentadores dessa Taverna estão nos conhecendo.  O papo filosófico de bêbado no Cast 002 – Memórias, Filmes e Cisnes se enrolou e desenrolou nas vozes de três taverneiros cheios de sotaque.

Mas, uma coisa não tem com negar: bêbados tem em comum o sotaque. “Arraaaastaam paalavrasss” e entendem tudo o que falam os outros bêbados, até os que falam em outra língua. Por experiência própria posso afirmar que o álcool colabora para que nos expressemos sem pudor, principalmente numa língua regional desconhecida, completando o papo com caras e bocas.

Não sou formada em Comunicação Social, não tive aula de Sociolinguística, mas é um assunto que me desperta interesse e me instiga na pesquisa. Trago para essa Taverna o assunto sobre sotaques e dialetos que, para mim, ficará guardada na caixinha cerebral de curiosidades científicas.

Fonte: linguisticapreconceituosa.blogspot.com

No Brasil existem aproximadamente 180 dialetos, alguns usados com diferentes sotaques regionais. Não se confunda, o sotaque refere-se às diferenças de pronúncia, variedade fonética e/ou fonológica, já o dialeto às variedades gramaticais. Considero riquíssima a diversidade da linguagem. Esta é uma forma de reforçar as diferenças culturais que dependem das experiências familiares e profissionais variando de acordo com a faixa etária.

Outro ponto interessante da pesquisa é sobre a mídia, tanto nas novelas quanto na publicidade. Infelizmente, as novelas forçam os estereótipos com alguns sotaques, principalmente o nordestino, associado a um personagem atrasado, criado para provocar o riso e deboche, o piadista, o engraçado.

Já a publicidade faz com que dialetos e sotaques passem a ser mais valorizados, pois a linguagem nos veículos de comunicação é considerada uma linguagem de prestígio, influenciando as massas e fazendo com que os telespectadores sigam um padrão. O sotaque alemão e japonês, por exemplo, é usado pela mídia como sinônimo de modernização e tecnologia, mesmo sendo uma forma ironizada é recebida pelo público de maneira positiva, pela forma como o sotaque é trabalhado no anúncio.

Encontrei também um vídeo interessante, um Trabalho de Conclusão de Curso que resume a questão do sotaque imposto pela mídia jornalística.

Nós somos acostumados com alguns sotaques e nem percebemos, geralmente o que não é comum para a nossa realidade é alvo de preconceitos, um erro cometido por aqueles que se consideram certos na sua forma de expressão, um equívoco cometido por muitos. Na língua o que é certo e errado é relativo, embora seja necessário conhecer as regras de linguagem padrão a valorização da identidade cultural é essencial.

É com diversidade de pensamentos, sotaques e dialetos que é construída uma Taverna. Somos diferentes e a variedade de pessoas e suas experiências traz riqueza para o ambiente, transformando os lugares em espaços mais acolhedores. Cada taverneiro tem um jeitinho de falar, escrever, rir e isso é que faz uma boa troca de ideias, um papo descontraído de bar.

Agora, aumentamos o som da Taverna para ouvir “Preconceito Linguístico” de Isabela Moraes.

(Mais uma dose, poR favoR!).

Fonte: texto elaborado pela autora com base no artigo científico Comunicação Publicitária e Usos Dialetais: Apelo Mercadológico e Desconstrução do Preconceito Linguístico, apresentado no XII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul – Londrina – PR – 26 a 28 de maio de 2011. Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/regionais/sul2011/resumos/R25-0315-1.pdf. Acesso em: 20/07/2011.

Anúncios

Sobre tatitalima

Tatita Lima contribuiu com álcool e filosofia para esta Taverna no período de 06/04/2011 à 20/01/2012, mas nunca deixará a essência de taverneira porque toda a sua filosofia de bêbada continuará registrada em seus textos. A Tatita Lima continua na rede: twitter: @tatitalima facebook: facebook.com/tatitalima Ver todos os artigos de tatitalima

13 respostas para “Sotaques e jeitinhos

Cachaceiro, sinta-se a vontade para deixar um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: