Inspiração x Plágio!

Nada se cria e tudo se copia. Isso me faz lembrar das ideias da Lei de Conservação das Massas – “Na Natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”.  Lavoisier tinha razão e não foi à toa ser batizado como pai da química moderna. Entretanto, esse pensamento pode ser aplicado além dessa química, como em outro tipo, a química necessária no processo de criação da arte, por exemplo.

A discussão do processo criativo artístico é polêmica e desafiadora, pois a subjetividade alimenta visões particulares sobre a produção, o reconhecimento e a reprodução da arte. No cinema, na música, na pintura e em outras manifestações artísticas aparecem influências, algumas explícitas e outras discretas, mas sempre presentes.

Fonte: miguelmenezesblog.wordpress.com

Uma re-leitura, uma re-produção ou uma re-estruturação é um processo criativo porque, mesmo tomando como partido algumas ideias que não são inéditas, exige uma interpretação, uma análise para a reformulação de um ideal, por isso seu valor não pode ser subestimado. Mas, para usar esse prefixo “re –”, como em reproduzir, é necessário colocar em seguida uma “re-ferência”. Na natureza nada se cria e tudo se transforma, mas na arte tudo se cria, pois toda a transformação é um processo criativo e as referências estão sempre ali, exaltadas ou camufladas numa manifestação.

O problema não está em refazer, o problema está em copiar. O plágio é o arquinimigo da arte, é o inimigo invejoso que desmerece a criatividade, o oposto da Lei de Lavoiser. Com o plágio nada se cria, tudo se perde porque nada se transforma. A grande diferença entre inspiração e plágio está na nomeação da autoria. Plágio é uma cópia não referenciada. Inspiração é a re – construção de um pensamento re – ferenciado.

Assistindo o interessantíssimo episódio 22 da segunda temporada do Nerdoffice do site JovemNerd (uma das referências deste blog), eu me inspirei em defender essa diferenciação entre inspiração e cópia.

Esse episódio apresentou trilhas sonoras de filmes que foram reutilizadas ou reformuladas por outros compositores ou pelos próprios compositores. Influenciados pela vídeo-série “Everything is a Remix”( http://www.everythingisaremix.info/), os autores do Nerdoffice analisaram uma outra análise e a referenciaram, isso também pode ser considerado um processo criativo porque, embora as ideias não sejam inéditas, a exposição da interpretação individual faz rever e reformular uma ideia, CRIAR uma perspectiva.

No campo da música, considero as regravações sempre surpreendentes, principalmente quando realizadas por outros artistas. As regravações são maneiras diferenciadas de interpretação trazendo à tona outras perspectivas da mesma matéria – prima, algumas são obras de arte superiores às originais porque foram mais além da interpretação, quase uma descoberta, descobertas que certas vezes surpreendem também os artistas que primeiro fizeram tais gravações, porque nem eles no processo criativo tinham percebido outras perspectivas. Com a interpretação é possível transformar certos sentimentos descobrindo particularidades. Essa química, tanto no cinema quanto na música, é um processo de transformação da arte.

Hoje, para comemorar meu aniversário nessa Taverna, convido a intérprete Cassia Eller para cantar “1 de julho”, um presente de Renato Russo para a cantora. A música foi idealizada por ele, mas o sentimento verdadeiro na interpretação de Cassia transforma a composição num presente para mim, a  minha canção – tema.

Inspire-se, transforme-se e “[…] vamos descobrir um mundo juntos, baby […]”!

Anúncios

Sobre tatitalima

Tatita Lima contribuiu com álcool e filosofia para esta Taverna no período de 06/04/2011 à 20/01/2012, mas nunca deixará a essência de taverneira porque toda a sua filosofia de bêbada continuará registrada em seus textos. A Tatita Lima continua na rede: twitter: @tatitalima facebook: facebook.com/tatitalima Ver todos os artigos de tatitalima

2 respostas para “Inspiração x Plágio!

Cachaceiro, sinta-se a vontade para deixar um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: