Alma tatuada

Adoro as sincronicidades de todo dia. Estava eu perambulando pelo centro da cidade e tive o palpite de “mudar a minha rota”. Faço isso direto. Sofro seriamente de dispersão aguda. É que eu estava com uma certa vontade de modificar pequenos detalhes em minha tatuagem, pois, com o passar do tempo, o sentido que eu atribuía a ela acabou ficando ultrapassado. Eu já tinha uma certa noção do que estava querendo, apesar de não ter nada claro em mente.

Fui até o studio de tatuagem do Rovilsom. Eu não o conhecia pessoalmente. Falei com ele sobre o que estava pensando e as sugestões que ele me deu acabaram se mostrando bastante interessantes. Gostei da proposta; senti que ele entrou em sintonia com o que eu estava buscando e, de repente, resolvi fazer a mudança que, até então, era apenas uma hipótese; se antes eu estava pensando “quem sabe”, saí de lá com um enorme “com certeza” em mente.

Não acho que isso se atribua apenas ao mérito de artista e profissional do Rovilsom, mas também à pessoa que ele é. Fiquei encantada com a forma de ele pensar a arte (e também a cultura, mas isso é pauta para outro artigo) e, sobretudo, percebi que a visão dele sobre a tatuagem era muito próxima da minha. Não se faz uma tatuagem para “ficar bonitinho” e, muito menos, para mostrar para os outros que se é “cool”.  Acho essa atitude totalmente sem sentido. Uma boa tatuagem é aquela que é a SUA tatuagem; isto é, algo que reflita o seu ser interno, a sua identidade.  Afinal,  a vida é transitória, mas uma tatuagem é uma das coisas mais permanentes que se pode encontrar por esta Terra. É natural que a sua escolha não seja a mais simples das tarefas.

Mas, como se definir diante de tantas possibilidades? Vejo que há muitas pessoas interessadas em ter uma tatuagem e que, simplesmente, não conseguem determinar o que querem. Vivemos tempos de consumo desenfreado e muito estão fazendo tatuagens de uma maneira, digamos, um tanto quanto – perdoem-me alguns – leviana. Gente: tatuagem é algo que se faz para si mesmo; é fundamental que a sua tatuagem tenha um sentido íntimo para você, porque, convenhamos, ela acaba por te significar. Em contrapartida, ficar esperando até que a imagem ideal “caia do céu” também não me parece uma opção muito sensata.

A tatuagem é uma marca que possui o significado que você a ela atribui. Muitas pessoas me perguntam  a respeito do “significado” da minha tatuagem, mas ele é íntimo demais para que eu possa explicá-lo para quem quer que seja. E mais: ele muda. O momento em que a tatuagem é feita – o instante no tempo ficará eternizado – é muito relevante, e, depois disso, o que conta é a sua intenção ao fazê-la. Pergunto-lhe: o que você quer com isso? É muito importante que isto esteja bem claro para você.

Sei que foi bom que eu não decidi por fazer a tatoo naquele mesmo dia, pois só de ir para casa pensando sobre a conversa com Rovilsom acabei por aperfeiçoar ainda mais a ideia sobre o que eu realmente queria. A única coisa que fiz foi colorir a mandala para que ela pudesse “florescer” e modificar levemente o centro dela: o triângulo foi transformado em uma estrela de seis pontas.

A outra razão pela qual eu não fiz a tatoo naquele mesmo dia foi porque o Rovilsom estava se mudando para um novo studio (endereço abaixo) e eu queria estrear a “casa nova”. (Não preciso afirmar que é preciso que você confie no profissionalismo de seu tatuador e que tenha a certeza de que ele usará SEMPRE material 100% descartável! Segurança é fundamental; conforto é diferencial.)

Se você tem vontade de adquirir uma tatuagem, abra-se com um tatuador de sua confiança e busque construir com ele uma proposta que possa refletir os seus pensamentos, sentimentos e ideais. Mais do que “significados” há três valores fundamentais em minha tatuagem: amor, transmutação e cura. Esses valores refletem em profundidade o meu ser interno. Eu amo a minha tatuagem, pois ela me significa; mas ela é tão minha que eu a fiz em um lugar em que posso tê-la só para mim, se essa for a minha opção. É perigoso escolher um lugar muito exposto de seu corpo, pois isso poderá ser restritivo para você; e há também o velho argumento de que você pode enjoar.

Bem, após refletir sobre tantos aspectos, ponderar, sonhar, decidir, siga em frente sem medo da dor. Afinal, você não vai morrer com uma dorzinha de nada, vai? Costumo dizer que a dor é maior ou menor dependendo de o quanto você está convicto de que quer mesmo fazer a tatoo. Eu que fiz a minha logo após ter tido o meu filho (de parto normal!) confesso que não achei a dor assim tão insuportável…

Boa escolha e boa sorte!

Sobre Paula Figueiredo

A essência da vida - aprendo a duras penas - é a mudança. O valor supremo, a fraternidade (descanso!). A ação de cada dia (mais que simples): onde quer que eu vá levo um estoque inesgotável de sorrisos. Ver todos os artigos de Paula Figueiredo

4 respostas para “Alma tatuada

  • cinthiagc

    Eu concordo plenamente com essa visão sobre as tatuagens. Faz anos que quero fazer a minha, mas, além da questão do dinheiro, também quero eu mesma desenhá-la. Ou, pelo menos, desenhar a base dela e deixar os floreios para o tatuador, pois é realmente algo muito pessoal para mim e cada linha tem que estar milimetricamente perfeita. (Sei que é exagero meu, mas já que a tatuagem é pra vida toda, não custa nada gastar mais tempo nos detalhes. ‘^^)
    Se puder, tem como passar o endereço do estúdio do Rovilsom, que você mencionou? Gostei bastante dos seus comentários sobre ele. =]

  • Paula

    Olá Cinthia!
    O endereço dele é: Rua Santana da Vargem, 32 (esq. c/ avenida Oswaldo Cruz; ao lado do posto Renato Veloso)
    Telefone: 35 99048805
    Beijos! E boa tatoo! ;D

  • Paula

    Ah, o detalhe é que é em Três Pontas, MG – cidade do sul de Minas Gerais… Não sei de onde você fala… Beijoo!

  • Cinthia G. C.

    Puxa vida, sou de Curitiba! Fica um pouco longe pra fazer essa tatoo. ‘^^
    Bom, vou continuar procurando uma pessoa tão bem indicada por aqui.
    Obrigada!

Cachaceiro, sinta-se a vontade para deixar um comentário

