Thor, um viking imortal.

A especulação sobre universos paralelos continua, mas agora ilustrada por um cenário baseado no Universo da Marvel. Considerando que os quadrinhos que compõem a estante da minha sala não são meus, talvez minha opinião seja tendenciosa ao falar do Deus do Trovão.

Thor é um daqueles filmes constituídos por um universo mitológico-científico com certa pitada de realidade terrena. Um “viking” imortal cheio de esteroides e mais atrelado à tecnologia forma a figura de Thor o herói que vive em Asgard, uma cidade de um universo nórdico solto no tempo e no espaço. Conectada com a Terra, a cidade de Asgard precisa ser protegida dos Gigantes do Gelo e, visto este perigo, há anos tem a defesa de Odin o “Pai de Todos” – principalmente pai de Thor e Loki – o qual representa muito bem a figura sábia paterna.

Fonte: IMDB

Com relação à produção considero que a cidade, embora tenha conseguido atingir a solidez da escala monumental, necessitou de ‘brilho’ na ambientação – não é por apresentar texturas metalizadas foscas que o universo não exija um brilho especial para prender o observador – acredito que as cenas de lutas (fracas mesmo com a ajuda da trilha sonora) e o 3D (nada agressivo) podiam ser mais explorados.

O roteiro, um tanto óbvio em seus diálogos, apresenta as fórmulas clássicas de traição e perdão, mas compensa com a riqueza da ambiguidade do bem e do mal. Essa ambiguidade de que somos bons e maus, pois nossas atitudes dependem de como as aflições nos atingem, é o que faz repensar durante a trama por quem você se aflige.

Quando trabalhada a realidade terrena, o filme apresenta uma comicidade evidenciada do “caipira na cidade” para atrair a atenção dos que não conhecem a saga pelos quadrinhos, justamente para identificar esse público com o herói. Quando Thor é enviado para a Terra percebe-se claramente que essa realidade mais palpável era fundamental para criar um clima de romance platônico e vira, com isso, uma comédia romântica.

Essa aventura épica, no entanto, gerou grande espera pela sua estreia no cinema. Uma produção necessária para completar “Os Vingadores”, uma promessa para 2012, apresenta para os fãs easters eggs da saga de heróis paralelos fazendo de Thor um filme essencial para formar o mundo dos heróis complexos da Marvel.

Uma pena que sua produção tenha se limitado apenas à apresentação do personagem (talvez por pressa) para compor Os Vingadores do que uma preocupação com o desenvolvimento da trama, ou seja, pensaram no conjunto, mas esqueceram da unidade.

Indispensável para os que adoram histórias entrelaçadas e fantasiosas, Thor é um representante das tramas que envolvem universos paralelos, uma aventura na qual a mitologia e a ciência caminham juntas.

E você, se pudesse escolher entre universos, escolheria o universo que sempre viveu ou se aventuraria num universo desconhecido?

Assista o trailer e confira com os próprios olhos as cenas sobre a aventura épica do Deus do Trovão.

Boa aventura!

Anúncios

Sobre tatitalima

Tatita Lima contribuiu com álcool e filosofia para esta Taverna no período de 06/04/2011 à 20/01/2012, mas nunca deixará a essência de taverneira porque toda a sua filosofia de bêbada continuará registrada em seus textos. A Tatita Lima continua na rede: twitter: @tatitalima facebook: facebook.com/tatitalima Ver todos os artigos de tatitalima

2 respostas para “Thor, um viking imortal.

  • Carla Oliveira

    Ainda não assisti, mas quero vê. Gosto da mitologia Nórdica.

  • tatitalima

    Infelizmente, a parte da mitologia nórdica não foi tão trabalhada no filme.Acredito que uns minutinhos a mais no inicio do filme valorizariam mais a história ( a história do martelo e de Odin por ex. poderiam ser explicadas para todo o público, não só para aquele dos quadrinhos).Vale a pena ver, a conexão com as outras histórias é válida.

Cachaceiro, sinta-se a vontade para deixar um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: