Acelera Ayrton!

Assisti recentemente ao filme/documentário do Ayrton Senna (dirigido pelo inglês Asif Kapadia) no Brasil tem o titulo de “Senna”, mas lá fora é mais conhecido como “Ayrton Senna: Beyond the Speed of Sound”, o titulo alternativo mostra uma coisa que todos nós sabemos, e sabíamos, sobre os anos de glória para Brasil na formula 1.

Eu me referi ao filme como sendo um filme/documentário, pois ele contém uma carga dramática enorme, existem cenas que realmente parecem filmadas e dirigidas por um bom diretor hollywoodiano.

Para pessoas que nasceram na década de 80, e que estavam acostumados a acordar cedo para ver o ídolo do Brasil, ganhar mais uma corrida e estourar champanhe após o hino nacional brasileiro, o filme é uma experiência maravilhosa, pois ele traz os detalhes de acontecimentos de uma maneira muito clara e objetiva – as intrigas e as disputas com Alan Prost são mostradas nos mínimos detalhes com entrevistas e cenas dos Gran Prix.

O filme preencheu bem as lacunas que existiam na minha cabeça, acontecimentos que, até então, eu não conseguia entender, como por exemplo: a queda da equipe Willians após a entrada de Senna. Esses acontecimentos ficaram tão bem inseridos no meu contexto próprio que a sensação que tive após assistir foi a de ter vivido os momentos retratados.

O documentário contém ótimos depoimentos de figuras importantes da formula 1, inclusive Reginaldo Leme, atual comentarista da TV Globo.

O tempo de duração é de quase 3h, porém as horas passam com uma velocidade digna do próprio Ayrton. O final do documentário é tão triste e emocionante quanto foi aquele primeiro de maio de 1994, em que perdemos não somente um bom piloto de formula 1, mas sim um ícone idolatrado por pessoas de todas as idades e classes sociais, para alguma delas a única coisa boa que existia naquela época, no Brasil, era o nosso Ayrton.

Recomendo essa fantástica experiência cinematográfica, histórica e nostálgica.

http://www.imdb.com/title/tt1424432/

Anúncios

2 respostas para “Acelera Ayrton!

  • tatitalima

    Aceleeeera Ayrton! Isso era dito como se o Senna não soubesse que tinha que abusar do acelerador. A corrida para ele não era só uma vitória como piloto, mas também uma vitória de brasileiro que corre para ultrapassar e vencer as barreiras políticas da elite da FIA.

  • sergio_ykz

    Também assisti ao documentário e foi bem interessante rever essa disputa entre o Prost e o Senna. Como você também não entendia/lembrava direito a queda do Senna assim que ele entrou na Willians. Muito bom o documentário e muito bom o post.

Cachaceiro, sinta-se a vontade para deixar um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: